Gian e Giovani – Biografia

28

Gian e Giovani – Biografia

 

A dupla sertaneja Gian e Giovani é formada pelos irmãos Aparecido (Gian) e Marcelo (Giovani). Tudo começou em Franca no interior de São Paulo quando os irmãos Aparecido, Arnaldo e Marcelo, ainda pequenos já tinham como brinquedo preferido um violão, por sinal tocavam escondido do pai. Sr. Francisco escondia o violão em cima do armário já que o instrumento era uma preciosidade.

A brincadeira foi ficando séria, e logo Sr. Francisco percebeu o talento dos filhos. Já nessa época Aparecido revelou-se autodidata (conseguindo tocar várias músicas só de ouvir uma única vez).

Foi quando seu Francisco resolveu incentivá-los a formar o primeiro trio infantil da região: O trio Sereno, Sereninho e Gauchinho. E em pouco tempo já estavam fazendo apresentações ao vivo em bares e restaurantes.

Ao assistir uma apresentação da dupla um comerciante decidiu ajudar os cantores. Com o passar do tempo Arnaldo deixou o trio e seguiu seu próprio caminho. Com essa mudança foi preciso criar um novo nome para os cantores. Foi quando o padrinho dos meninos sugeriu Gian e Giovani, aceito na hora pelos os afilhados.

Com muita expectativa e esperança o próximo passo seria gravar um disco. Mas antes de alcançar este feito Gian e Giovani teriam que trabalhar muito e recebiam o apoio dos moradores de Franca que compareceram fielmente a todas as apresentações da dupla.

Decidiram então organizar uma grande festa na cidade para juntar dinheiro e produzir o primeiro tape. Como era para arrecadar verba para gravar então os ingressos foram um pouco mais caros, mas mesmo assim se esgotaram. Mesmo com sucesso da festa, o dinheiro não foi suficiente e Gian e Giovani tiveram que vender o carro que possuíam, uma Caravan.

O tape foi gravado e apresentado a Paulo Rocco na época diretor da extinta Continetal. No dia 11 de novembro de 1988 o grande sonho foi alcançado. O primeiro Lp de Gian e Giovani foi lançado.
Sr. Francisco conta que até chorou ao ouvir pela primeira vez a música dos filhos no rádio. Giovani conta: “A primeira grande viagem e o primeiro show não dá para esquecer, foi em Porto Alegre na noite anterior não conseguimos dormir tínhamos medo de dar vexame na hora ‘H'”.

O primeiro grande sucesso da dupla foi “Amante Anônimo” em seguida emplacaram com “Espuma da Cerveja”, “Você em minha vida” e muitos outros sucessos.

Já no segundo CD, Gian e Giovani alcançaram 400.000 cópias. A música “Nem dormindo consigo te esquecer” ganhou vários troféus. A dupla definitivamente alcançou a consagração nacional.

Fim

No dia 10 de Outubro de 2014 os sertanejos anunciaram em comunicado divulgado nas redes sociais, que a partir de 2015 não haveria turnê da dupla.

Discografia

Discos de carreira

1988 Gian & Giovani LP/K7
1990 Gian & Giovani Vol. 2 LP/K7 
1992 Gian & Giovani Vol. 3 CD/LP
1993 Gian & Giovani CD/LP
1995 Gian & Giovani CD/LP
1996 Gian & Giovani CD/LP 
1997 Eu Busco Uma Estrela CD 
1998 Meu Brasil CD 
1999 Gian & Giovani Ao Vivo Em Franca DVD/CD Ao Vivo 
1999 Dois Corações CD 
2001 Aperte O Play CD 
2002 Tatuagem CD 
2003 Na Batida Do Seu Coração CD 
2004 Acústico Ao Vivo CD Ao Vivo
2006 Te Amo CD 
2007 Uma História De Sucesso DVD/CD Ao Vivo
2009 Perigo CD 
2012 Joia Rara CD Ao Vivo

Projetos Especiais (Ao Vivo)
1995 Gian & Giovani (Ao Vivo no Palace) VHS 
1997 Eu Busco Uma Estrela (Ao Vivo no Olympia) VHS 
Coletâneas
1994 Grandes Sucessos – Gian & Giovani Coletânea Musical 
1997 Gian e Giovani – Sucessos de Ouro (Duplo) Coletânea Musical 
1998 O melhor de Gian & Giovani Coletânea Musical 
1999 Focus: o essencial de Gian & Giovani Coletânea Musical 
2003 Os Gigantes – Gian & Giovani Coletânea Musical 
2005 Maxximum (Gian & Giovani) Coletânea Musical
2006 Nova Série Coletânea Musical 
2006 Warner 30 anos: Gian & Giovani Coletânea Musical